segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curiosidades Italianas (parte 2) - "Schifezze"

Se escreve SCHIFEZZA  (no singular) e se le "squifetza". Sao as amadas "porcarias", aquelas coisas cheias de calorias, açucares, colesterol... que toda criança ama comer no lugar da nutritiva comida. Chips, balas, chocolates, doces, sorvetes...

Do sorvete italiano eu jà falei aqui, entao vou partir para os

"Chips"

Na Italia nao existe a marca "Elma Chips"... um pecado. Tenho uma vontade de comer um Ruffles que è uma coisa alucinante.

A melhor "Batata frita" italiana se chama "PAI" - eh atè patrocinadora oficial da seleçao Italiana de futebol. Eh comestivel, mas nem se compara a nossa "Ruffles". Uma outra marca muito adorada pelos italianos è a "Amica Chips". Eh um pouco mais saborosa que a Pai, mas em compensaçao eh mil vezes mais gordurosa.

Os tradicionais CHIPS italianos tem a mesma forma do nosso, mas è como comer Milhopan (aquele chips 'vagabundo' que se compra em pacotoes enormes). O melhor chips italiano se chama "Fonzies" e embora seja saboroso, peca por cheirar mal e nao haver forma definida: sao pedaços de chips  rusticos, que podem ser grandes, medios ou pequenos. O slogan dos Fonzies è: "Voce soh aproveita tudo se lambe os dedos"... por força voce è obrigado a lamber. Os Fonzies pequenos grudam nos seus dedos quando voce coloca a mao no pacote para tentar pegar os grandes... e faz uma sujeira imensa. 

Fora os Fonzies, que sao saborosos, eu accho que os chips italianos nao tenham gosto  porque aqui è proibido colocar colorantes e aromatizantes artificiais nos alimentos industrializados. Colorantes e aromatizantes artificiais! Ahh... que saudade deles!! hahaha


Balas, balas, balas, balas!

As balas italianas foram umas das experiencias "comestiveis" mais angustiantes que tive aqui. 99% das balas sao feitas de glucosio (aquela goma cheia de açucar em volta), que se voce chupa ela nao derrete e se voce mastiga, ela gruda nos dentes. Horrivel! O sabor preferido dos adultos è Liquirizza (uma especie de alga preta, acho). Horrivel.

Minha bala preferida sempre foi a de amendoim, ainda que tenha passado uma experiencia traumatizante com elas quando era criança: depois de comer um monte e perceber que algumas tinham um gosto estranho, eu resolvi abrir uma para ver o que tinha dentro: eram insetos, pequenas baratinhas, eu acho. Vomitei por dois dias e fiquei um bom tempo sem comer bala de amendoim (digo "comer" porque eu literalmente comia as balas ao invès de chupar). Sempe me pergunto se as baratas foram as causadoras do falimento da empresa Ailiram...

Bom, mas voltando às balas italianas: Exitem pouquissimas balas "duras" com sabor de frutas, e geralmente sao importadas. Nem sonhe em encontrar aqui as famosas "Sete Bello" ou "Yogurt" ou "Canela". Eh impossivel.

Chicletes

Os chicletes italianos sao MUITO bons. Sao todos isentos de açucar e contem altas doses de Calcio e Fluor. Por exemplo: 16 chicletes da marca "Daygum" contem 40% da nossa recomendada dose diaria de Calcio. Os sabores sao muitos: Menta, frutas, morango, frutas citricas, mirtillo, framboesa, frutas vermelhas (aqui chamadas "frutti di bosco") e, claro, a horrivel Liquirizza.


Do chocolate italiano eu ja falei: Sao muito mais gordurosos e muito mais doces que o nosso. Um pecado!


Doces 'de bar'

Os doces italianos sao entediantes. Nada de paçoquinha, suspiro, pè de moleque, doce de abobora.... Sao sempre o mesmo glucosio: soh o que muda sao as formas e o sabor. Sabe aquele doce brasileiro em forma de dente? Entao... è tudo igual aquele.


Merendas!

Os biscoitos italianos sao divinos: Tem de todos os sabores, cores e formas: de cenoura com laranja e cereais, de arroz, de leite, de chocolate branco, de chocolate, de bauniha com gotas de chocolate, de soja, de milho, recheado com creme de chocolate, recheado com geleia de frutas... enfim.... sao verdadeiramente bons!

Outra coisa muito boa aqui na Italia sao as chamadas "Merendine": Bolinhos doces ou salgados embalados um a um, feito especialmente para as crianças levarem à escola. Nada como os nossos, que se desmancham em mil pedaços quando as pobres crianças abrem... Os bolinhos italianos sao muito bons, saborosos, cheirosos e macios.

Minha paixao é um que se chama "PLUMCake". Eh um bolinho cheio de gotinhas de chocolate... delicioso! Tambem tem o "Pan Gocciole", uma especie de paozinho doce com rum e gotas de chocolate. Muito bom! Os dois sao fabricados pela "Mulino Bianco" e se encontra em qualquer supermercado.

Outra coisa italiana que eu gosto muito sao os "Taralli". Experimentar um taralle foi uma experiencia unica: ele tem a forma dois nossos biscoitos em forma de rosquinhas e parecem biscoitos doces. Porem, quando voce coloca na boca, descobre que eles sao salgados... e duros. Mas depois que passa essa inesperada "surpesa" voce descobre que eles sao realmente bons. Eu mandei um pacote para meu pai, no Brasil... ele adorou. Ri muito quando minha mae contou que durante uma semana (tempo que duraram os taralli) ele levou um pacotinho por dia ao trabalho, para comer durante o expediente. Parece uma coisa normal no Brasil, mas para quem sabe que os pacontinhos sao feitos especialmente para as crianças levarem à escola e que meu pai tem 66 anos... se transforma em uma cena um pouco comica...

Bem parecido com os taralli existem os "grissini". Eles tem o mesmo gosto e textura dos taralli, mas ao inves de serem em forma de rosquinhas sao longos e finos. Parecem varetas. Em todo restaurante italiano decente tem um cesto cheio de grissini no centro das mesas para voce comer enquanto espera o pedido. Eh gratis!

Bom, acho que é soh isso....
Boa semana para voces!

..................................................

PS: Henry mio "Feliz dia dos namorados" brasileiro... sem comemoraçao e sem presentes... porque eu esqueci.

PS2: Obrigada à Lullis, que me fez lembrar desse dia romantico!

3 comentários:

Willian F. disse...

Oi...
.
Realmente quem é vivo sempre aparece! rs...
.
Recebi teu comentário polêmico no meu blog sobre o texto "Bacalhau da Noruega". Não tive outra escolha a não ser replicar (risos) sua visão. Mas concordo em parte com você.
.
Parece que aí na Itália tem muita comida boa. E alimentos que envolvem chocolate, normalmente são muito bons.
.
Tenho outras coisas para falar:

1) Consegui minha cidadania alemã, agora é só esperar o papel amarelo com o brasão da alemanha (a águia) estampado e meu nome nele. Esse papel é feito em Köln.
2) Vi o filme o Pianista, o Menino do Pijama Listrado (esse você já viu), e acabei de baixar O Tribunal de Nuremberg. Os filmes são muito bons. Sou meio suspeito para falar, mas são bons. rs...
.
Obs: Acho que você tem direito a cidadania alemã, já procurou saber?
Acho que se você casar com o teu marido aí, vc obtem a cidadania Italiana.

Lulis disse...

Adorei ver que voltou à ativa!
Ultimamente tenho caído de boca nessas "porcarias". Trabalho intenso e semana cheia, empresa com problemas e a solução é sempre o doce!
Juízo à nós!!!
beijos

Linda_Rê disse...

Fiquei com vontade dos chicletes!

By Gisa