quarta-feira, 11 de abril de 2012

Banheiros e Higiene (ou falta dela) europèia

Entao... inspirada no post da Martha resolvi enfim falar de uma coisa que hà tempos me atormenta: os banheiros e a higiene italiana.

Como a Martha explicou direitinho no post dela como sofremos com nossos benheiros sem ralo, e como ela tambem contou que na parte da limpeza os europeus nao sao là essas coisas, vou pular essa parte e passar para a parte do banho.

Italiano nao limpa com àgua e sabao... 
ele "espalha" a sujeira com o Mocio!

O Chuveiro 
 
Vamos ao chuveiro: O chuveiro è um tormento, porque ou ele fica dentro da banheira (o que significa que voce tem que ficar em pè dentro dela pra tomar banho) ou fica dentro de uma espècie de box (ou seria caixinha de fòsforo?) e voce nao tem espaço nem pra abaixar pra lavar os pès!

O "box doccia" standard

Outro tipo de "box doccia" (com cortina ao invès de vidro)

E o pior tipo de "box doccia": voce se fecha ali dentro esperando que a àgua nao vaze para todo o banheiro... o que, inevitavelmente, acontece sempre, claro!

Aqui em Venezia agora tà na moda a casa com dois banheiros mas com ducha e banheira em um sò (como eu conto aqui). Entao em um banheiro voce tem chuveiro (dentro da caixinha) e banheira... e no outro tem sò pia e privada. Genial, a ideia! Bem coisa de italiano mesmo, pensar em uma bestialidade assim!

A higiene dos adultos

Saindo da Italia, lembro que uma vez li que na Dinamarca è bem pior: um blogueiro portugues comprou uma casa que nao tinha chuveiro nem banheira!

Como assim, Bial, sem chuveiro? 
Pois è. Ele contou que as casas là sao muito antigas e que todas elas originariamente (nem sei se existe essa palavra) nao tinham chuveiro, pois no tempo em que elas foram construidas os dinamarqueses tomavam banho fora de casa. Era um uso comum, uma espècie de "reuniao de amigos". Uma vez por semana, ao invès deles irem a um Pub, eles iam a um banheiro coletivo e tomavam banho todos juntos!

Fico imaginando a nojeira... todo mundo sem banho hà uma semana e limpando a imundicie acumulada juntos! Um festao! (E os europeus ainda dizem que nòs è que somos selvagens!).

Quando eu li isso eu ainda tava no Brasil e pensei: "Como pode uma coisa dessas? Esses antigos moradores (pai, mae e dois filhos) nao tomavam banho?" Parecia uma coisa surreal pra mim. Mas aì...

Mas aì eu vim pra Italia e descobri que uma coisa dessas è bem possivel, jà que os europeus, salvo raras excessoes, nao gostam muito de tomar banho. Aqui na Italia eles fazem uma "faxininha" todos os dias (lavam o rosto na pia e depois os pès e as partes intimas no bide) mas tomar banho de entrar embaixo do chuveiro sò tres ou quatro vezes por semana. Alguns mudam de habito no verao, tomando banho todos os dias... mas nao sao todos. Eh claro que isso nao vale pra TODOS os italianos (O Henry e a familia dele, por exemplo, sao super limpinhos e tomam banho todos os dias).

A higiene das crianças:


Quando cheguei na Italia eu cuidava de duas crianças: uma menina de 8 e um menino de 11 anos. Eles "faziam bide" todos os dias, mas entravam embaixo do chuveiro sò tres vezes por semana. Lavar a cabeça era sò duas vezes por mes. Uma loucura... mas, acreditem, eles eram atè limpinhos (alias, SUPER limpinhos)  comparados aos casos dos porquinhos das crianças que vou contar agora!

Um dia a menina chamou uma amiguinha pra brincar em casa e quando estava na hora da visitante ir embora, elas queriam que ela ficasse para o jantar. Entao quando a mae da visitante (uma mulher de cerca de 40 anos) veio buscà-la, eu perguntei se a menina podia jantar com a gente e a mae arregalou os olhos e disse:

- Naaao... hoje ela tem que tomar banho!

A voz da mulher tava tao tensa, mas taaao tensa na palavra "tomar banho" que eu pensei que ela tivesse dito "fazer hemodialase" ao inves de "tomar banho". Alguns dias depois descobri que a menina, de 8 anos, tomava banho sò uma vez por semana e quando isso acontecia, era um fato extraordinario, uma coisa fora do comum, algo tao dificil de fazer que a avò da menina viajava 100 quilometros sò para vir ajudar a mae dar banho na menina! (tarefa tao dificil que a mae nao conseguia fazer sozinha!).

Um horror! Mas o pior mesmo vem agora. Quem tem estomago fraco pare agora!

Certa noite decidi fazer um "pijama party". As crianças chamaram dois amiguinhos pra dormir em casa com a gente e fizemos uma festinha (tinha atè brigadeiro!).

Os visitantes deveriam vir de banho tomado mas... adivinha sò!

A menina (aquela que tomava banho sò uma vez por semana) fedia como uma... uma... nao sei descrever, gente! A pobrezinha fedia DEMAIS.

Que nojo, gente, que noooooooojo! Bastou ela tirar a calça jeans pra infestar todo o quarto das crianças de um fedor indescritivel! Um nojo, nojo, nojo. Me veio ansia de vomito e eu, sem nem pensar, dei um berro:

- Vai pro banheiro que voce vai tomar banho agora!
- Minha mae vai brigar com voce!
- Nao me interessa! Vem aqui que eu vou te dar um banho de verdade!

Coloquei a menina debaixo do chuveiro e dei uma geral. Sò nao tive coragem de lavar aqueles lugares que fediam, entao fiquei mandando ela esfregar atè que eu achasse que estivesse limpo!


(Por que eu fiz isso?
Porque a coitadinha da criança nao tem culpa de ter uma porca como mae! A pobrezinha ficou atè mais relaxada depois da faxina (antes ela tinha sempre uma expressao angustiada - tenho certeza que era a sujeira!))

Depois das meninas foi a vez de chamar os meninos pra colocar pijama.

Gente do cèu! Gente do cèu!

Quando o menino tirou a roupa, eu cheguei a perguntar se ele tinha alguma doença de pele! Ele tava cheio de manchas escuras! Levei ele pra perto da pia e dei uma esfregada... descobri que as manchas saìam com àgua e sabao! ... o que parecia doença era sò sujeira!

Sujeira, sujeira, sujeira, craca, craca, craca!

Eu tive que jogar fora a esponja que eu usei pra dar banho nele! Ela ficou preta, preta, PRETA! E o preto era uma mistura de cebo que grudou na esponja e nao saìa de jeito nenhum! Uma loucura!

Como pode existir pessoas assim? Como podem deixar seus filhos tao sujos a ponto de feder e a ponto de ficar coberto de craca? Isso è crueldade!

O cumulo foi que quando a mae do menino veio buscà-lo no dia seguinte, ela perguntou ao menino:
- Voce fez o bide direitinho?

COMO ASSIM BIDE, MINHA SENHORA???? A senhora nao ve que seu filho tà mais sujo que um porco no bejo??
Isso foi o que eu queria ter respondido, mas ao invès sò falei: ele tomou banho de verdade! (com muita enfase no "de verdade")

Coitadinhas dessas crianças, fico imaginando que nunca na vida delas elas tomaram um banho como naquele dia e nunca mais tomarao! Essas pobrezinhas crescerao como porquinhos e depois se tornarao esses italianos sebosos que a gente ve por aì!

Um horror!

Deviam ensinar nas escolas como tomar banho, como acontece no Brasil! Um horror, isso! E depois, aqui na Italia as crianças nao sao independentes como no Brasil. Tipo, minha filha de 8 anos nao toma banho sozinha, mas ela dà um geralzao e quando eu (ou atualmente minha mae) chego, faço a faxina final.
Mas aqui na Italia uma criança de 8 anos nao sabe nem se vestir sozinha (eu ainda vestia a menina de 8 anos!!!!)

Se voce acha que eu exagerei, tem aì a Sheyla que nao me deixa mentir. Como ela è muito mais educada que eu, ela foi super delicada com as palavras... mas o sentido è sempre o mesmo: muitos italianos sao sujos e nao tomam banho como deveriam - nem com a frequencia que deveriam - e acabam passando essa cultura da sujeira para os filhos!
 .........................

PS: Uma curiosidade sobre o que o banho representa para os franceses pode ser encontrado aqui.

16 comentários:

  1. Gisa, que coisa NOJENTA!

    Aqui eu nunca perguntei qual a frequencia com que as pessoas tomam banho, mas tem uma coisa que eu NUNCA vou entender... quando elas tomam banho eh de manha!
    Elas acordam, tomam banho e vao trabalhar... ficam xexelentas, voltam pra casa, trocam de roupa e deitam xexelentas em suas camas, para so tomaram banho no dia seguinte.... COMOASSIM!!!!

    No inverno o povo fede MUITO e eles nao trocam de roupa... entao nao tem nem banho, nem roupa lavada...

    Minha landlord comentou que eu uso muito mais água que a mãe dela usava - a mae dela morava no apartamento q eu moro agora - e eu disse que eh porque tomo banho todos os dias... e ela perguntou se eu tinha algum problema de pele... pode?

    E outra sujeita que trabalha comigo estava reformando a casa dai ela usava a MESMA roupa que ela usava no trabalho... imagina o fudum? nada de banho!

    Maridon eh brazuca, ate no gato ele quer dar banho toda hora... hahaa.. somos super mega limpinhos...

    ResponderExcluir
  2. Gisa, sabe que essa é uma coisa que ainda não me acostumei por aqui?! Outro dia, meu marido viu uma cena na academia que mais parece filme de terror: um cidadão italiano malhou, suou, foi ao banheiro, tirou a roupa suada, secou a cueca com o secador de cabelo e a vestiu de novo, pôs a roupa e foi para o trabalho! eca, eca, eca! Já vi várias mulheres suadas na academia que não tomam ducha depois, secam o suor dos cabelos com o secador e vão trabalhar...eu não entendo isso. O proprietário do apartamento que moramos já chegou a comentar que gastamos muita água! Eu disse a ele que nós temos um costume muito estranho de tomar até 2 banhos por dia cada um! Ele não entendeu! kkkkkk
    Fiquei com pena dessas criancinha sujinhas. Um banho antes de dormir é tão bom para as crianças...os meus já tomam banho sozinhos, mas dou a geral no final tb. Checo orelhas, pés, cebelo etc. O bidê aqui em casa é enfeite já que no Brasil já não temos bidê há uns 15 anos...as crianças nem sabiam o que era e, um dia, Marcello fez xixi nele. Achou que fosse um vaso sanitário! kkkkk
    bj

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito em tudimmmm que vc escreveu, não adianta que o povo por essas bandas não são mto amiguinhos de água, mas uma coisa que eu fico P da vida é que eles passam isso de mão pra filho como se fosse uma coisa mto bonita né? Não sei se aí é igual mas por aqui só se escova os dentes 2x ao dia, não interessa se vc comeu peixe ou chupou manga só 2x ja é o sufiente pois eles dizem que tira o esmalte.Aqui em casa o negocio muda de figura se chegarem fedendo faço que nem vc jogo embaixo do chuveiro rsrsrs,bjksss

    ResponderExcluir
  4. Luana... cara, como assim o povo nao troca de roupa?? Eu hein! Que horror!
    Sheyla... eu tambem nao consigo entender essa mania que italiano tem de "secar" suor ao invès de se lavar. Tambem vejo muito isso na academia... atè mesmo no verao! Essa da cueca foi de acabar!
    Renata... nunca ouvi falar que se escovar os dentes mais de 2x por dia "arranca" o esmalte!
    Resumindo, povo: Aqui na Europa parece que qualquer desculpa è boa pra ficar sujo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisa, de fato, eu fico com um pouco de nojo com essas descrições, mas quando eu penso que hábitos de higiente são culturais, passo a aceitar melhor. Lógico que o nojo não passa!
    Isso lembra um amigo meu italiano que toda ve que fica hospedado no meu quarto minha mãe troca todas as roupas de cama e toalhas, fica mandando ele tomar banho o tempo todo, senão ele não toma. O engraçado é que ele aceitou bem a idéia de tomar banho antes de dormir. Só que deixou de tomar banho de dia! HUASHUASHUAS Ele não acrescentou mais um banho. Trocou o horário do banho!
    Sobre as crianças, fiquei impressionada com a sua atitude. Isso teria te causado um problema mesmo aqui no Brasil. Ainda mais com essa onda de abuso infantil, pedofilia e talz. Fiquei curiosa em saber se alguma mãe veio falar contigo depois. Teve alguma queixa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Neanderthal... nao tive nenhuma queixa, nao! Ao contrario, a mae da menina pareceu atè gostar do fato dela ter tomado banho (acho que porque assim aquela semana ela estaria livre da "via crucis").
    Jà a mae do menino pareceu nem reparar que ele estava limpo!
    Tem coisas nesse lugar que eu nunca vou entender!

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã disse que em alguns lugares da europa, quando nos identificamos como Brasileiros, a tarifa fica um pouco mais cara pelo gasto da água.
    Ela disse que tme um pouco de hábito higiênico, mas também tinha a ver com eles serem condicionados e acostumados a economizar água. Problema que não existe por aqui! =)

    E Olívia, prazer! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisa!
    Nossa to impressionada!! Sério é uma coisa que nem consigo visualizar. Sempre achei que eles não tomassem banho por causa do frio extremo kkkkkk achei que essa história fosse passado e não hoje em dia. Que absurdo! Meu filho tem 4 anos e adora banho, toma dois por dia e se deixar até mais. Eu faria o mesmo que vc, aliás faria uma festa do chuveiro ao invés de pijama rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Acho que a questão do banho é que nem a questão do celular... um habito vindo devido ao preço das tarifas... 

    ResponderExcluir
  10. Gisa, cheguei no seu blog através da Luana, e já faz algum tempo que o leio mas esta é a primeira vez que comento. Moro no EUA, e por aqui a coisa não é mto diferente não. Acho um absurdo!!! Eles fazem campanha para que as pessoas escovem os dentes 2 vezes por dia, pq tem gente que nem isso faz. Geralmente, os que tomam banho todos os dias o fazem pela manhã, e vão dormir com a inhaca!! As crianças as mesma coisa, não tomam banho todos os dias. Aqui até pediatra fala para a criança não tomar banho todos os dias pq resseca a pele!! Nojo, mto nojo!!! Eles são mto sem noção, pq são doentes em ficar limpando a mão com álcool gel a cada minuto, e limpa com lenço tudo que a criança toca, mas banho que é bom, nada!!! Entendo que é uma coisa cultural, mas a ponto de vc ter uma pessoa fedendo, e com as partes íntimas grudando, eu só consigo ver como falta de higiene mesmo. Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Olha, fiquei imaginando a cena de vc esfregando esta galera toda hahaha Só deixando de molho no OMO hahaha Uma vez vi um menino no trem que tinha o pescoço cheio de escaras...um cascão só, nojo. Aqui dizem que água custa caro, é frio e ninguém precisa de tanto banho...ok...mas daí chegar ao ponto de feder, de usar roupas fedorentas, pra mim já é coisa macabra. É passar do bom senso e desrespeito ao faro do próximo! Xô gente fedida!

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo implica com os franceses, mas em comparação com as suas experiências, os franceses são os reis da limpeza!!!
    Claro que deve ter muita gente que não toma banho, mas de uma forma geral ninguém fede não. Já senti uns fedores nas ruas ou transporte público, mas aí ou é mendigo, ou então realmente pessoa muito pobre (muitos "pobres" não tem aquecimento em casa! ou nem tem casa!)
    Mas sobre as moradias antigas, vale lembrar que não podemos comparar moradias que foram construídas há séculos, em uma época em que não existia agua corrente. No Brasil, todas as moradias que vemos atualmente são construções relativamente recentes, de uma época em que já existia "vaso sanitário", "chuveiro", encanamento... Nessa época mais antiguinha, aqui na França as pessoas se lavavam na saída de água (geralmente em uma peça que servia como cozinha), e banho de verdade era "nos banhos públicos" uma vez por semana, existiam vários espalhados pela cidade. Outros tempos. depois houve muita restrição de agua e aquecimento durante as duas guerras mundiais, o povo aprendeu a se privar.
    Mas por outro lado acho aqui as crianças bem independentes, desde cedo já se viram sozinhas. Pode ser que alguma tenta enganar os pais e faz de conta que toma banho (afinal, mesmo no brasil existe aquela fase bem conhecida em que a criança não toma banho! ela liga o chuveiro e faz de conta, mas não toma!)
    Mas sinceramente, não acho que uma pessoa seja mais limpa porque gastou 100 litros de água na ducha. O que lava são os produtos, então esfregando bem com o tal produto em todas as partezinhas, a criatura pode ser limpinha com bem menos água! Até mesmo mais ecológico, o meio ambiente agradece!

    ResponderExcluir
  13. Amiga, fiquei em choque. Que NOJO. Juro que eu achava que a globalização tinha levado o banho para todos! As histórias de sujeiras são reais, mas essas são surreais. Pobres coitados esses meninos viu..dignidade zero hauahauahuah. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Cara...me fez lembrar dum caso. Quando eu morava em Londres e conheci meu ex marido, ele dividia o quarto com um italiano. Italiano este, que igualmnte os menininhos de seu relato, FEDIA. Achava q ra exagero dele até conhecer o quarto...Gente, fiquei com dó, sério! Do namorado na época, lógico! O quarto era infestado, impregnado da carniça do italiano q tomava banho raramente...Em pouco tempo que nos conhecíamos o cara suplicou pra eu ir morar com ele (comassim Braseel?) hahahahaha e depois pude compreender o pq do desespero...E ainda que o fedido passava bastante tempo fora de casa! E nojento ainda levava notebook pro banheiro pra fazer "senvelgonhice"" Eeeeewwwww!!! Depois que o italiano vazou e topei morar la, desinfetei o quarto com muuuuito cloro e desinfetante e alcool e perfume e hahahhahahahaa!!! E depois de muito ar na janela que por sorte vntava bem, o futum saiu. Mas era de cair o queixo. VOlei ao Brasil mas até hj historias assim me chocam, mesmo eu tendo visto a situação bem de perto.

    ResponderExcluir

By Gisa