terça-feira, 28 de agosto de 2012

Buongiorno

Ai gente, que delicia que foi ir na Secretaria de Urbanismo em Treviso! Muita educaçao, muita simpatia, muita 'disponibilità'!

Eu jà tinha conhecido alguns 'trevigianos' de algumas festas e a impressao que eu tive era que eles eram mesmo muito simpàticos, mas como as festas deixam atè os venezianos de bom humor achei que com eles fosse a mesma coisa. Mas nao. Trevigiano è bem educado, mesmo!

Nao foram sò as moças da Secretaria que foram simpàticas, as pessoas pra quem eu pedi informaçao na rua tambem foram uns amores. Nada daquela 'bufaçao' e reviraçao de olhos que os venezianos fazem!

A noite contei pro Henry que quando eu estava saindo do predio um rapaz que estava entrando me deu bom dia... o Henry explicou que os trevigianos tem o hàbito de dar bom dia sempre, e que a gente deve dar bom dia quando entra em todos os lugares. Nao è fantastico? Em Treviso a gente pode dar bom dia a desconhecidos!

Aqui em Venezia a teoria diz que voce deve dar bom dia sempre. Mas na pratica veneziano sò dà e sò responde bom dia pra quem conhece. Por isso acontece muito de voce ir às lojas, dar bom dia, as pessoas te olharem, fazerem cara feia e nao te responderem! De tanto ver gente fazendo cara feia quando eu dava bom dia, acabei deixando de dar.

Se tudo der certo com essa nova casa, vou poder voltar a dar bom dia a desconhecidos e ser respondida!

Fantastico. Realmente fantastico.
.........

Veneziano quando voce dà bom dia

8 comentários:

  1. Nossa... Que coisa né.

    Dar bom dia e receber um bom dia animado é tão gostoso. Revigora. Mas aqui, em solos paulistas, não conseguimos receber um bom dia. Você dá, mas não ouve a resposta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vai mudar de casa? EBA! Não sabia! =)

    que legal!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Gisa, a gente nem percebe quando deixa pra trás certas gentilezas tão simples do dia a dia né?! E só nos damos conta quando vamos para outro lugar :-(. Neste ponto não posso reclamar, aqui é cumprimento em tudo que é lugar que você vá, as vezes até cansa...rs.. Boa sorte pra vocês!! Bjss

    ResponderExcluir
  4. O mundo é engraçado mesmo... experimente encontrar 20 X com o mesmo parisiense - no mesmo dia - e não dar o obrigatório bonjour para ele... arruma um inimigo mortal!

    Bonjour! Bonjour! Bonjour!!!

    ResponderExcluir
  5. po no meu predio o pessoal nao da bom dia nao... moh estranho.

    Eu q tenho que puxar...

    ResponderExcluir
  6. Vixe, por aqui dependendo do lugar, nem bom dia nem boa tarde. A gente fala e fica no vácuo. Coisa chata, bem melhor quando as pessoas são simpáticas, ficam até mais bonitas! ;)

    ResponderExcluir
  7. Vai mudar?? No nosso condiminio o povo eh de lua... Tem dias que cumprimentam e puxam papo. Noutros nem olham na minha cara! Eu insisto e cumprimento a todos! Acho que sou a unica que faz isso!

    ResponderExcluir
  8. Aqui é comum dar um "hallo" pra quem passa ao seu lado na rua, principalmente no bairro. É legal, eu tive que me adaptar rs, já que no Brasil isso não é muito comum. Até motorista de ônibus cumprimentamos quando entramos e damos tchau quando descemos! hahaha

    ResponderExcluir

By Gisa