domingo, 4 de agosto de 2013

Mudando de astral...

 ... mas nem tanto.

Entao que pra tirar um pouco esse clima DoutorHouse de novo, eu decidi publicar o post que fiz quando fui à Longarone. 

Nele eu conto a historia do Desastre de Vajon (sim eu pàro de falar de hospitais pra falar de desastres - porque eu sou uma pessoa muito alegre, otimista e nada tràgica), que destruiu duas cidadezinhas italianas (Erto e Casso) e devastou grande parte da cidade de Longarone.

Demorei pra postar porque queria fazer um post bonitinho, cof cof, cheio de informaçoes certinhas. Entao, apòs - cof cof - MESES de trabalho e pesquisas, eis o post pronto logo abaixo.

..............................

Tudo começou com a nossa ida à Feira do Modelismo Ferroviario, em Logarone. O Henry tinha dito no dia anterior que era ali que tinha acontecido o desastre de Vajont, aquele em que o pai dele foi uma das primeiras autoridades a chegar pra prestar socorro. Atè entao eu nao tinha entendido muito bem do que se tratava, meu sogro sempre falava disso mas eu sempre tinha pensado que se tratava de uma avalanche.

Aì no meio do caminho o Henry disse que ia aproveitar e me levar pra conhecer a Barragem de Vajont...
- Que barragem?
- A barragem onde aconteceu o desastre!
Entao ficou tudo muito claro: nao era avalanche mas a barragem que cedeu...
Nao fiz mais perguntas e seguimos nosso caminho.

Assim que chegamos em Logarone, o Henry me fez ver, là em cima das montanhas, a tal da barragem e...

- Mas ela ainda tà inteir...... Han?? Uè.... mas por que tà cheio de àrvore dentro dela??
- Eh a montanha que caiu!
- Han??? (Curiosity level #3.967)


Atualmente, ao fundo a diga com as àrvores 
e o pedaço de montanha dentro dela

A "Diga del Vajont" (Barragem do Vajont) foi construida entre 1957 e 1960, atualmente è a quinta barragem mais alta do mundo e a terceira mais alta construida em forma de arco, medindo 264m de altura (de construçao).



O desastre aconteceu às 22:39hs do dia 09 de outubro de 1963, devido à incompetencia da empresa que a construiu (na època SADE, depois comprada pela ENEL), que mantèm a versao atè hoje de que o desastre era imprevisivel e sò aconteceu devido às fortes chuvas ocorridas no mes de setembro daquele ano.

Mas vamos aos detalhes....

Logo apòs o inicio da construçao da Barragem, dois geologos (um italiano e um austriaco) começaram a estudar o solo da montanha (chamada "Monte Toc" - que em dialeto quer dizer "montanha podre" - nome dado devido à inumeras avalanches que a montanha sofreu desde 1.300 d.c.), e jà na primeira analise realizada o geologo austriaco afirmou  que a montanha era sucetivel a avalanches (devido à sua alta concentraçao de argila), mas o geologo italiano afirmou que a montanha era muito estàvel e que a barragem nao causaria danos à montanha.

Em 1960, depois da barragem jà pronta e em funcionamento, os dois geologos constataram que a montanha estava "se desmanchando". Pouco tempo depois, a montanha deu seu primeiro aviso jà no primeiro enximento da barragem: uma fissura em forma de letra "M" apareceu na lateral da montanha, e jà em novembro daquele mesmo ano a primeira avalanche aconteceu: 750.000 metros cubicos de terra e rocha despencaram da montanha:


As flechas indicam a parte da montanha que cedeu.

 Um pedaço da fissura (que era extensa cerca de 13 kilometros)

 A partir deste momento, tudo que tinha embaixo da fissura em forma de "M" jà começava a cair cerca de 3cm por dia. Foi entao que os executivos da SADE resolveram escutar o geologo austriaco, que conselhou o esvaziamento lento da barragem e um intervalo de dias entre o esvaziamento e o enximento da barragem, de modo que a montanha pudesse, em um grosso modo de falar, "dar uma secada". Com essas providencias tomadas, em dezembro de 1960 a queda da montanha parou. E provavelmente teria parado pra sempre, se nao fosse a decisao de um executivo idiota da SADE chamado Mario Pancini, em 1963.

O problema era que a Sade, pra impedir as avalanches, teria que manter a diga com o nivel de agua a 600m... mas a 600m ela nao conseguia gerar a quantidade de eletricidade prometida no projeto, e assim, logo apòs o verao de 1963, a diga foi enchida acima desse nivel e entao o desastre aconteceu.

270 milhoes (milhoes!!) de metros cubicos de terra caìram dentro da diga... gerando uma onda gigantesca que destruiu completamente duas cidadezinhas que ficavam na outra motanha - aquela em frente à montanha que cedeu - e 25 milhoes (milhoes!!) de metros cubicos de àgua "saltaram" a diga e desceram em direçao à cidade - Longarone - devastando-a quase que completamente. Estimou-se que a onda de choque provocada pelo deslocamento do ar foi igual em intensidade, se não superior, à gerada pela bomba atómica de Hiroshima. -->(sem fonte)


Foto atual - desenho pra entender o que aconteceu. 
"Frana" quer dizer avalanche.
"Diga" è barragem

A perda de vidas humanas foi de 2.000 vitimas. 
Meu sogro foi uma das primeiras autoridades a chegar ao local. 
Ele tinha 26 anos.

Ele tem fotos, mas - a Gisa è muito desastrada, 
destraìda e descuidada - entao achou melhor nao pedir pra escanear. 
 (Sei là, nè gente, vai que eu derrubo coca-cola, ou iogurte, ou cafè, 
ou leite condensado, ou pasta de dente... ou tudo isso junto.)



Longarone Antes


Longarone Depois


A Diga logo apòs o acidente. 
Reparem como ela parece piquininha em meio a todo o barro.

Apòs o desastre teve um processo e os executivos considerados responsaveis pelo desastre foram condenados a 21 anos de prisao. Mas o processo foi longo (20 anos) e ao longo desse periodo alguns foram morrendo e quando enfim saiu a sentença final, (a maior condenaçao era 3 anos) alguns tinham morrido, outros se matado e outros eram velhos demais para ir à prisao. #na_italia_tudo_acaba_em_pizza - tambem.

 E pra finalizar...

PARABENS AOS ASNOS QUE TIVERAM A IDEIA 
DE CONSTRUIR UMA BARRAGEM EM UMA 
MONTANHA QUE EH PODRE ATEH NO NOME!

(Pra quem quiser mais informaçoes, aqui. (em italiano, desculpaee)

10 comentários:

  1. Gisa! Fiquei impressionada com a barragem!! Já fui para o Google espiar mais fotos. Que desastre! Me deu vontade de ir conhecer a região! E vc? Como está? Melhor? Se alimentando? Estou à sua disposição, viu? Melhoras! Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho trauma de barragem. Quando eu era criança um amigo/vizinho estava pescando com o pai, a mãe e duas irmãs, sendo que as crianças eram de 7, 9 e 10 anos, o lugar era tranquilo nessa época e todo mundo da minha cidade nadava ou pescava por lá, aí algum esperto abriu a represa lá em cima do nada e formou uma onda enorme que derrubou o barquinho, levando todo mundo, o pai só conseguiu salvar ele e o resto morreu. Foi tão chocante isso pra minha cidade (pequena), minha mãe teve que cuidar dele, enquanto o pai trabalhava e era a maior tristeza...
    E ainda tem a tal do Belo Monte que todo o Brasil é contra e que nossos politicos nem se importaram (como sempre) e estão construindo =/
    bjos

    ResponderExcluir
  3. "Estimou-se que a onda de choque provocada pelo deslocamento do ar foi igual em intensidade, se não superior, à gerada pela bomba atómica de Hiroshima." - olha, eu duvido muito, mas muito mesmo... Certamente foi um desastre enorme, mas Hiroshima? nao...

    ResponderExcluir
  4. Pois è Lu, por isso que eu coloquei "sem fonte", pois encontrei varios sites que afirmavam isso, mas nenhum especificava a fonte disso, e eu tambem achei muito estranho!!

    :)

    bjos amore

    ResponderExcluir
  5. Caramba... pareceu o q rolou na regiao da serra do rio em 2011 mas centralizado em um local somente.

    Na regiao serrana tem milhares de corpos que ainda nao foram encontrados... :(

    ps.: Realmente o intere$$e foi muito grande... aposto q a familia de nenhum executivo morava la.

    ResponderExcluir
  6. gente que história impressionante! morri de vontade de ter uma foto lá embaixo, com alguém batendo lá de cima! rs

    ResponderExcluir
  7. Olha, não confio em barragens, sempre acho que é água demais pra ser presa por um pouco de concreto, teve um desastre assim, com proporções um pouco menores no estado em que moro no Brasil, há uns dois anos. Também foi esquecido e acho que ainda não houve jugamento de ninguém nem nada (PIZZA!).

    Btw, o lugar é muito lindo.

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa, serviço zuado auhauaa

    Kisu!

    ResponderExcluir

By Gisa