quinta-feira, 8 de abril de 2010

Curiosidades Italianas - Parte 1: Alimentos e bebidas

1. Aqui na Italia, a “Alface americana” se chama “Alface Brasileira” e geralmente vem importada de Cuba. Vai entender! :s

2. O país que mais ama queijo não tem pão de queijo; A primeira vez que fiz para o Henry, ele comeu 18 no café da tarde.

3. O chocolate italiano, ao contrário do que muitos pensam, é pior que o brasileiro: é mais gorduroso e tem muito, mas muito, mas muito mesmo, mais açucar que o nosso.

4. Não existe Fanta Uva, e a Fanta laranja é de cor branca.

5. Na terra da uva e do vinho, é impossível encontrar suco de uva... porque não existe.

6. A carne de boi italiana é sem gosto e branca. Isso porque as vacas aqui não pastam como as nossas... como a Italia é muito pequena, as vacas vivem presas em espécies de “viveiros” (como os que usamos para as galinhas) e só comem feno.

7. Já o ovo italiano é como o nosso ovo caipira, na cor, no sabor e na textura. É difícil encontrar um ovo branco por aqui.

8. No verão, os italianos adoram comer salada de arroz. (ARGH!!)

9. Alcachofra, no inverno, custa quase nada: R$ 0,50, enquanto que a abobrinha custa caríssimo: R$ 12,00 o quilo.

10. Os italianos sao apaixonados por Pizza. O mais estranho é que quando eles saem fora para "comer uma pizza" eles literalmente COMEM UMA Pizza. Ao contrario do Brasil, onde pedimos uma pizza grande para comer em 4 pessoas - por exemplo -, aqui na Italia todas as Pizzas sao tamanho grande e cada um come a sua. Se saem em quatro pessoas, eles pedem 4 pizzas. Elas sao servidas em especies de "pratoes" enormes e cada um come a sua como se estivesse comendo um pratinho bàsico de arroz com feijao.

11. Na Italia existe abobrinha, abóbora, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, alface, berinjela, cenoura, morango, kiwi, banana, ameixa e outras verduras e frutas italianas. Não existe: Chuchu, Quiabo, mandioca, coentro, pinhão, carambola, pitanga, mexerica, poncã, uva niagara (aquela roxinha pequenininha), nectarina, ... . Existe ameixa amarela... mas nao tem nada a ver com a nossa ameixa amarela. Existe ameixa preta, mas parece feita de isopor. Existe “tamarino”, uma especie de tangerina sem gosto.

12. A adorada "Pasta" (macarrao) é consumida quase todos os dias, mais ou menos como o nosso "arroz com feijao". Mas, ao contrario do Brasil, onde o macarrao é considerado por muitos apenas como "condutor de molho", aqui o macarrao é mais importante que o molho. Talvez porque o macarrao italiano seja delicioso... O macarrao brasileiro mais parecido com o italiano é o Renata. O melhor macarrao industrial italiano é considerado o "de Cecco". Mas os italianos sao apaixonados por macarroes artesanais (feito a maneira antiga) e um dos preferidos deles é o Ranna.

Ainda sobre o macarrao: O macarrao, na italia, nao é consumido sò com molho de tomate ou carne moida, mas com quase tudo que existe. Minhas receitas preferidas sao: (Depois eu coloco as receitas aqui)
- Pasta panna e proscuito (Macarrao com creme de leite e cubos de presunto)
- Pasta al brocolo (Macarrao com bròcolis)
- Pasta alla zuchina (Macarrao com abobrinha)
- Pasta al proscuito e piselli (Macarrao com presunto e ervilha)
- Pasta al pesto e Asiago (Macarrao com creme de manjericao e o famoso queijo asiago)

13. No Mcdonalds: Existem os numeros:
= 1 = Big Mac
= 3 = McChicken
= 5 = McFish

Nao existem:
Cheddar McMelt (que era meu preferido) e McSupreme (meu segundo preferido).

14. O sorvete

Sorvete na italia se chama "Gelato". Deu pra lembrar de uma antiga marca brasileira, né?
O "gelato" é uma outra paixao italiana. Porem, o 'relacionamento' dos italianos com o "gelato" nao é como a nossa. Ao contrario do Brasil, onde as sorveterias fecham no inverno ou passam a vender sanduiches, aqui na Italia as sorveterias funcionam o ano todo. Isso porque o italiano come sorvete o ano todo, mesmo que faça um frio de -5 graus.
Nao os condeno... o sorvete italiano é algo de sublime. O sabor de chocolate, por exemplo, é um creme feito de puro chocolate. Os sabores de frutas sao especies de "mousses" congeladas feita com a propria fruta e com grandes pedaços dela. Na primeira vez que comi, quase tive um orgasmo. E nao estou brincando... hahaha é claro que estou!

Bom, é isso... Essas sao algumas curiosidades da culinaria italiana. é claro que existem mais... mas ou eu nao conheço ou eu me esqueci...

Arrivederci!


















By Gisa