sábado, 5 de fevereiro de 2011

Culinaria Italiana - Pasta panna prosciutto e piselli

em portugues:

Macarrao com Creme de Leite, Presunto e Ervilha fresca

Essa receita eu dedico à minha amiga Lullis, que casou hà poucos meses. Eita coisa boa!


Ingredientes

350 gramas de macarrao curto "grano duro"*
1 caixa de Creme de Leite
150 gramas de presunto cozido cortados em cubinhos
150 gramas de ervilhas fresca**
1/2 cebola pequena
1 colher de sopa de òleo (preferencialmente de oliva, mas NAO o Maria)
Sal

Noz moscada
Parmesao fresco ralado

Modo de preparo:

Cozinhe a ervilha (com pouco sal) atè que fique macia, retire e lave imediatamente com agua fria (assim ela manterà a cor verde vivo). Reserve.

Coloque a agua para o macarrao para ferver (bastante àgua com sal, mas sem oleo! - O macarrao "grano duro" nao gruda).

Enquanto isso corte a cebola em cubinhos bem miudinhos e reserve.

Em uma panela coloque a colher de òleo e em seguida a cebola, frite atè ficar transparente, depois adicione o presunto e por ultimo as ervilhas. Cozinhe por 1 minuto em fogo medio. Desligue o fogo, adicione o creme de leite (com o soro) e reserve.
 
Cozinhe o macarrao na àgua fervente atè ficar "al dente" (ele deve oferecer resistencia para morder mas nao deve estar duro por dentro), escorra e retorne à panela (sem lavar!! O macarrao grano duro nao gruda e se voce lavar vai tirar o sabor). Adicione o molho e cozinhe mexendo sempre por cerca de 1 minuto.
 
Sirva imediatamente com queijo parmesao e noz moscada ralados ao momento. 
 
Dica: Se o molho se enxugar demais enquanto cozinha com o macarrao, adicione 1 colher de leite.
 
( * ): Lembre-se que o macarrao deve ser GRANO DURO. Nao precisa ser importado, a marca de macarrao Renata tem toda uma linha de grano duro.
 
( ** ): A ervilha deve ser fresca porque senao descaracteriza todo o prato. Se nao encontrar ervilhas fresca, faça sò com creme de leite e presunto. Mesmo sem ervilha è uma delicia!
 

Variaçao: Quem nao gostar de creme de leite pode usar o queijo Philadelphia! Ele vai ficar mais "enxutinho".
 
Buon Appetito!

......

Veja tambèm: Pasta alle Zucchine

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Por tràs do Panda

Os dias de caça terminaram. Agora sò na nova temporada, em setembro.

Mas nossa relaçao com a natureza tambèm terminou? Nao.

Logo começa o perido de reproduçao, entao è tempo de comprar faisoes, pombas, codornas e lebres para soltar nos campos. Depois vem os dias de limpeza: os dias em que os caçadores saem para limpar as sujeiras deixadas pelos ciclistas, pedestres e de toda a gente comum (que nos seus passeios pelos bosques insistem em deixar suas porcarias esparramadas por ai'). Depois vem os dias de limpeza dos rios, onde caçadores e pescadores se reunem para tirar do fundo dos rios e lagos todas as tralhas que alguns irresponsaveis atiram là dentro. Tambèm somos nòs que limpamos as sujeiras que o WWF faz. Panfletos, banners, baloezinhos... tudo contra a caça... e tudo abandonado, por ai'.

Alguns pensam que eu odeie a WWF. Nao è verdade. Eu nao a odeio: a desprezo.

Enquanto em fevereiro nòs, caçadores, estamos comprando animais reprodutores e colocando na natureza... a WWF, o que faz? A WWF està gastando o dinheiro dos doadores comprando camisetas e baloezinhos para o protesto contra os caçadores na Feira de Caça e Pesca de Vicenza.

Enquanto em fevereiro nòs, caçadores, empenhamos nosso tempo distribuindo os animais em seus habitats naturais, a WWF... o que faz? A WWF empenha seu tempo preparando panfletos e o protesto para a Feira de Vicenza.

Em março, quando nòs caçadores damos inicio à limpeza dos campos e bosques, o que a WWF està fazendo? A WWF està preparando o protesto para a Feira de Caça de Pordenone.

Em Abril, quando caçadores e pescadores se unem para a limpeza dos rios, a WWF se une a nòs? NAAAO. A WWF està ocupada demais sujando os campos com os panfletos anti-caça e preparando seus futuros protestos no Parlamento.

Nos meses restantes as associaçoes de caçadores e pescadores se revezam em escala para continuar as limpezas nos bosques. A escala è feita pela prefeitura de cada cidade e qualquer voluntario pode participar. Participam da escala a FIP (Federaçao Italiana de Pesca), a ACV (Associaçao de Caçadores Veneta) e outras associaçoes comunitarias, como por exemplo igrejas e escolas.

A WWF participa da escala?
NAAAO.

Mistèrio: se a WWF nao faz nada disso... o que ela faz, entao?

PROTESTO.
Eh sò isso que ela faz. Publicidade e protesto.

Eh por isso que eu a desprezo.  
Eu a desprezo por seus membros serem hipòcritas.
Eu a desprezo por amarem mais os protestos que a natureza.

Eh por isso que eu os desprezo.

.........
PS: Deixo claro que me refiro ao WWF italiano. Nao conheço o trabalho do WWF no restante do mundo. Espero, com todo o coraçao, que seja diferente.
..........

E agora sim, de alma lavada, posso deixar registrado meus dias de caça desta temporada:



 Era assim:

Ficou assim:
Sfizioso!!
A tutti i cacciatori: in boca al lupo!

Agli ambientalisti stronzi: Non rompermi i coglioni!!!!

Na paz da Desordem

Dizem que os opostos se atraem. Nao sei se è verdade, mas o fato de o Henry e eu conseguirmos conviver harmoniosamente sob o mesmo teto ainda è um mistèrio.

O Henry è completamente obcecado por ordem e è extremamente metòdico com suas coisas. Eu sou extremamente desorganizada e caoticamente bagunceira.

No armàrio do Henry tudo è devidamente dobrado e separado por cores e funcionalidade. Alguns metòdos usado por ele para tal arrumaçao ainda sao uma incognita para mim, que trato meu armàrio como uma espècie de “cestao”, onde jogo tudo dentro como me vem em mente.

Nossos lados do guarda-roupas sao o extremo total: tem um lado onde um fio de cabelo nao passaria jamais desapercebido - a olho nu -, e o outro onde alguem deve ter esquecido uma bomba atomica, que parece ter acabado de explodir. Acidentalmente.

O interessante è que no meu caos eu sempre encontro tudo aquilo que procuro em um tempo consideravelmente àgil. Jà o Henry - metòdico que sò - vive perdendo as coisas. Ele organiza tanto, mas tanto, que com tanta ordem as coisas simplesmente desaparecem. E o mais fantàstico è que sou sempre eu a encontrar suas coisas depois dele jà ter procurado “da per tutto”.

Eh claro que me deixar procurar coisas nas suas coisas tem seu preço, jà que deixo meu rastro maligno por todo lugar onde passo. Depois de eu ter tocado suas coisas, ele levarà horas e horas, talvez dias, para reorganizar e catalogar tudo novamente.

Ele diz que meu problema nao è ser desorganizada, ou “mooolto” desorganizada, como costuma dizer. Segundo ele o meu problema è que eu goste da bagunça. Aliàs, que eu precise dela...   Pode ser...


Me lembro de uma vez que fui à casa de um rapaz onde nao tinha nada fora do lugar. Nadinha. Juro que se eu nao soubesse que ele vivia ali, diria que aquela casa estava desabitada hà anos.

Nenhuma revista em cima da mesa, nem uma conta para pagar, nem um bloco de notas ao lado do telefone, nem um misero post it... NADA. Nadinha.

Cada vez que eu levantava do sofà, ele corria arrumar as almofadas... Meu pai do ceu! E o banheiro?? Ai que panico: Nao tinha nada. Nem um perfuminho, nada. As duas unicas coisas visiveis ali dentro eram a toalha (devidamente dobrada em cima da pia) e um tapete simetricamente colocado no chao.

Ai! Me deu uma vontaaade de sair correndo... Fui embora e nunca mais voltei. Aliàs, nunca mais falei com ele de novo. Tà loco. Tanta ordem assim me dà atè medo. Eu, hein!

.......
PS: Henry, hai qualche commento da fare?? hahahaha
By Gisa