sábado, 15 de junho de 2013

Eternos "mammones"

Estou tao de saco cheio dos mammones italianos! Sèrio. Mammones sao aqueles "homens" que nao crescem nunca, que nunca conseguem sair da barra da saia da mae... o que mais tem por aqui.

Ser um "mammone" è uma coisa tao feia e tao anormal... que nao sei como os italianos nao veem isso. Acho que è porque o problema està no modo como os italianos sao educados, desde que eles nascem. Minha sogra, por exemplo, ficou 6 anos sem dormir quando o Henry nasceu - porque o Henry trocava o dia pela noite. Jà vi no Brasil casos absurdos de maes que esperam que os filhos tenham 2 ou 3 anos para começar a "educar" o sono do filho, mas SEIS anos eu nunca tinha visto.

Eu sempre achei um absurdo maes que fazem isso, e sempre fui muito criticada por essa linha de pensamento. Quando me tornei mae e minha filha começou a trocar o dia pela noite eu jà avisei minha mae que iria corrigi-la e minha mae ficou de cabelo em pè. Por sorte onde eu morava tinha uma psicologa que me apoiava e quando minha mae me criticou ela interveio: "Nao è a familia que deve se adaptar aos horarios do recem-nascido, è o recem-nascido que deve se adaptar à rotina familiar". Pronto. Caso encerrado. Eh assim que tem que ser. Nao è a mae que tem que largar o emprego pra cuidar do filho que nao dorme à noite, è o filho que tem que aprender a dormir à noite!

As crianças italianas sao idolatradas, criadas como pequenos 'deuses' e fazem tudo que querem, desde o nascimento. Elas nao sao educadas, nao sao preparadas, nao sao ensinadas... elas simplesmente fazem TUDO que tem vontade, QUANDO tem vontade, COMO tem vontade. Controlar o horario de sono de uma criança? Imagina! Te chamam a policia!  Talvez atè tirem a criança de voce! Se dizer "nao" a uma criança jà è visto como crueldade, imagina controlar o sono entao...

O problema de deixar as crianças fazerem tudo que elas querem nao è o fato delas fazerem, mas sim o fato de que nao è assim que o mundo funciona. Ela nao vai poder viver assim, fazendo tudo o que quer, pra sempre. Um dia ela terà que se adaptar... e quando mais tarde isso acontecer, mais ela vai demorar para amadurecer.

Um outro exemplo: Um dos meninos que eu tomava conta quando trabalhei como au pair tinha 11 anos. Um dia ele levou um choque porque enfiou a tesoura na tomada... ooops.... mas nao è um pouco tarde pra isso? Isso nao è coisa que um bebe de 2, 3, 4 anos faz no Brasil?? Pois è! Pra voces terem uma ideia do atraso das crianças! Mas por que ele sò foi fazer isso aos 11 anos e nao aos 3?? Porque os pais taparam todos os buracos de tomadas da casa e NUNCA ensinaram ao menino que nao se podia enfiar nada ali. Entao quando ele cresceu e alcançou as tomadas no alto, ele ainda NAO sabia que nao podia fazer aquilo! No Brasil ensinamos isso às crianças quando elas começam a engatinhar... aqui eles ensinam aos 10, 11, 12 anos, dependendo da altura da criança! E ACREDITEM quando digo que tem pais que quando as crianças crescem, elevam a altura de suas proteçoes de tomada!

Nao sou contra proteger o filho, acho que esse è o objetivo principal dos pais, mas como a minha sabia amiga psiscologa disse "o melhor modo de proteger os filhos è preparà-los para o mundo". E nao se prepara uma pessoa para o mundo fechando ela em uma bolha. O que os italianos fazem è criar "mammones" desde o nascimento. "Mammones" sao aqueles homens de 40 anos que ainda dependem da mamae atè para descascar uma fruta.

Esse è um post que hà muito tempo queria escrever, mas acabava sempre adiando. Aì essa semana aconteceu algo que me deixou de cabelo em pè: descobri que a obssessao por controlar e proteger os filhos que os italianos tem è tao grande e tao absurda que tem pais que dao remedios para combater o crescimento da criança quando ela atinge 9, 10, 11 anos. Tem uma amiga de uma amiga que està dando essa medicina ao filho de 9 anos, acho que è algo que bloqueia os hormonios, nao sei ao certo como funciona, mas nem quis me aprofundar no assunto porque essas coisas me deixam muito nervosa. Pode um absurdo desse?? Bloquear o crescimento natural da criança?? Isso nao è ilegal?? Ao que parece aqui na Italia nao sò è LEGAL como è praticado por muitos pais e receitado pelos medicos. Parece que crescer è um pecado, uma coisa ruim, algo que deve acontecer o mais tarde possivel.

E aì a gente ve isso: crianças de 10 anos que se jogam no chao e fazem birra como bebes de 1 ano, adolescente de 16 anos que toma choque enfiando tesoura na tomada, jovem de 23 anos que liga no trabalho da mamae para que ela lhe compre um caderno por que o seu acabou... e homens de 35 anos que nao sabem descascar uma maça!

Aff.


By Gisa