quarta-feira, 11 de abril de 2012

Banheiros e Higiene (ou falta dela) europèia

Entao... inspirada no post da Martha resolvi enfim falar de uma coisa que hà tempos me atormenta: os banheiros e a higiene italiana.

Como a Martha explicou direitinho no post dela como sofremos com nossos benheiros sem ralo, e como ela tambem contou que na parte da limpeza os europeus nao sao là essas coisas, vou pular essa parte e passar para a parte do banho.

Italiano nao limpa com àgua e sabao... 
ele "espalha" a sujeira com o Mocio!

O Chuveiro 
 
Vamos ao chuveiro: O chuveiro è um tormento, porque ou ele fica dentro da banheira (o que significa que voce tem que ficar em pè dentro dela pra tomar banho) ou fica dentro de uma espècie de box (ou seria caixinha de fòsforo?) e voce nao tem espaço nem pra abaixar pra lavar os pès!

O "box doccia" standard

Outro tipo de "box doccia" (com cortina ao invès de vidro)

E o pior tipo de "box doccia": voce se fecha ali dentro esperando que a àgua nao vaze para todo o banheiro... o que, inevitavelmente, acontece sempre, claro!

Aqui em Venezia agora tà na moda a casa com dois banheiros mas com ducha e banheira em um sò (como eu conto aqui). Entao em um banheiro voce tem chuveiro (dentro da caixinha) e banheira... e no outro tem sò pia e privada. Genial, a ideia! Bem coisa de italiano mesmo, pensar em uma bestialidade assim!

A higiene dos adultos

Saindo da Italia, lembro que uma vez li que na Dinamarca è bem pior: um blogueiro portugues comprou uma casa que nao tinha chuveiro nem banheira!

Como assim, Bial, sem chuveiro? 
Pois è. Ele contou que as casas là sao muito antigas e que todas elas originariamente (nem sei se existe essa palavra) nao tinham chuveiro, pois no tempo em que elas foram construidas os dinamarqueses tomavam banho fora de casa. Era um uso comum, uma espècie de "reuniao de amigos". Uma vez por semana, ao invès deles irem a um Pub, eles iam a um banheiro coletivo e tomavam banho todos juntos!

Fico imaginando a nojeira... todo mundo sem banho hà uma semana e limpando a imundicie acumulada juntos! Um festao! (E os europeus ainda dizem que nòs è que somos selvagens!).

Quando eu li isso eu ainda tava no Brasil e pensei: "Como pode uma coisa dessas? Esses antigos moradores (pai, mae e dois filhos) nao tomavam banho?" Parecia uma coisa surreal pra mim. Mas aì...

Mas aì eu vim pra Italia e descobri que uma coisa dessas è bem possivel, jà que os europeus, salvo raras excessoes, nao gostam muito de tomar banho. Aqui na Italia eles fazem uma "faxininha" todos os dias (lavam o rosto na pia e depois os pès e as partes intimas no bide) mas tomar banho de entrar embaixo do chuveiro sò tres ou quatro vezes por semana. Alguns mudam de habito no verao, tomando banho todos os dias... mas nao sao todos. Eh claro que isso nao vale pra TODOS os italianos (O Henry e a familia dele, por exemplo, sao super limpinhos e tomam banho todos os dias).

A higiene das crianças:


Quando cheguei na Italia eu cuidava de duas crianças: uma menina de 8 e um menino de 11 anos. Eles "faziam bide" todos os dias, mas entravam embaixo do chuveiro sò tres vezes por semana. Lavar a cabeça era sò duas vezes por mes. Uma loucura... mas, acreditem, eles eram atè limpinhos (alias, SUPER limpinhos)  comparados aos casos dos porquinhos das crianças que vou contar agora!

Um dia a menina chamou uma amiguinha pra brincar em casa e quando estava na hora da visitante ir embora, elas queriam que ela ficasse para o jantar. Entao quando a mae da visitante (uma mulher de cerca de 40 anos) veio buscà-la, eu perguntei se a menina podia jantar com a gente e a mae arregalou os olhos e disse:

- Naaao... hoje ela tem que tomar banho!

A voz da mulher tava tao tensa, mas taaao tensa na palavra "tomar banho" que eu pensei que ela tivesse dito "fazer hemodialase" ao inves de "tomar banho". Alguns dias depois descobri que a menina, de 8 anos, tomava banho sò uma vez por semana e quando isso acontecia, era um fato extraordinario, uma coisa fora do comum, algo tao dificil de fazer que a avò da menina viajava 100 quilometros sò para vir ajudar a mae dar banho na menina! (tarefa tao dificil que a mae nao conseguia fazer sozinha!).

Um horror! Mas o pior mesmo vem agora. Quem tem estomago fraco pare agora!

Certa noite decidi fazer um "pijama party". As crianças chamaram dois amiguinhos pra dormir em casa com a gente e fizemos uma festinha (tinha atè brigadeiro!).

Os visitantes deveriam vir de banho tomado mas... adivinha sò!

A menina (aquela que tomava banho sò uma vez por semana) fedia como uma... uma... nao sei descrever, gente! A pobrezinha fedia DEMAIS.

Que nojo, gente, que noooooooojo! Bastou ela tirar a calça jeans pra infestar todo o quarto das crianças de um fedor indescritivel! Um nojo, nojo, nojo. Me veio ansia de vomito e eu, sem nem pensar, dei um berro:

- Vai pro banheiro que voce vai tomar banho agora!
- Minha mae vai brigar com voce!
- Nao me interessa! Vem aqui que eu vou te dar um banho de verdade!

Coloquei a menina debaixo do chuveiro e dei uma geral. Sò nao tive coragem de lavar aqueles lugares que fediam, entao fiquei mandando ela esfregar atè que eu achasse que estivesse limpo!


(Por que eu fiz isso?
Porque a coitadinha da criança nao tem culpa de ter uma porca como mae! A pobrezinha ficou atè mais relaxada depois da faxina (antes ela tinha sempre uma expressao angustiada - tenho certeza que era a sujeira!))

Depois das meninas foi a vez de chamar os meninos pra colocar pijama.

Gente do cèu! Gente do cèu!

Quando o menino tirou a roupa, eu cheguei a perguntar se ele tinha alguma doença de pele! Ele tava cheio de manchas escuras! Levei ele pra perto da pia e dei uma esfregada... descobri que as manchas saìam com àgua e sabao! ... o que parecia doença era sò sujeira!

Sujeira, sujeira, sujeira, craca, craca, craca!

Eu tive que jogar fora a esponja que eu usei pra dar banho nele! Ela ficou preta, preta, PRETA! E o preto era uma mistura de cebo que grudou na esponja e nao saìa de jeito nenhum! Uma loucura!

Como pode existir pessoas assim? Como podem deixar seus filhos tao sujos a ponto de feder e a ponto de ficar coberto de craca? Isso è crueldade!

O cumulo foi que quando a mae do menino veio buscà-lo no dia seguinte, ela perguntou ao menino:
- Voce fez o bide direitinho?

COMO ASSIM BIDE, MINHA SENHORA???? A senhora nao ve que seu filho tà mais sujo que um porco no bejo??
Isso foi o que eu queria ter respondido, mas ao invès sò falei: ele tomou banho de verdade! (com muita enfase no "de verdade")

Coitadinhas dessas crianças, fico imaginando que nunca na vida delas elas tomaram um banho como naquele dia e nunca mais tomarao! Essas pobrezinhas crescerao como porquinhos e depois se tornarao esses italianos sebosos que a gente ve por aì!

Um horror!

Deviam ensinar nas escolas como tomar banho, como acontece no Brasil! Um horror, isso! E depois, aqui na Italia as crianças nao sao independentes como no Brasil. Tipo, minha filha de 8 anos nao toma banho sozinha, mas ela dà um geralzao e quando eu (ou atualmente minha mae) chego, faço a faxina final.
Mas aqui na Italia uma criança de 8 anos nao sabe nem se vestir sozinha (eu ainda vestia a menina de 8 anos!!!!)

Se voce acha que eu exagerei, tem aì a Sheyla que nao me deixa mentir. Como ela è muito mais educada que eu, ela foi super delicada com as palavras... mas o sentido è sempre o mesmo: muitos italianos sao sujos e nao tomam banho como deveriam - nem com a frequencia que deveriam - e acabam passando essa cultura da sujeira para os filhos!
 .........................

PS: Uma curiosidade sobre o que o banho representa para os franceses pode ser encontrado aqui.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Eco/Ultrassonografia

Voces lembram que eu tinha que fazer uma Eco-sonografia (alguem diz como se escreve isso em portugues?) né? Pois è... e nao è que eu tinha esquecido completamente da bagaça? 

Sexta-feira meu sogro me ligou:
- Rony que horas voce vem?
- Oi??
- Ai, Rony... nao vai dizer que esqueceu?!
- (Silencio)

Tanta coisa pra fazer, preparativos para a proxima festa todos atrasados, roupas de primavera pra tirar das caixas embaixo da cama, lavar, passar... roupas de inverno para lavar, passar e colocar nas caixas embaixo da cama... enfim... correria total e eu tendo que perder um dia inteiro em um hospital no Centro Històrico de  Venezia... (suspiro)

Aì, olha sò, gente: Na folha que me deram quando eu agendei a Eco/Ultra tava escrito que eu tinha que beber um litro e meio de agua duas horas antes da Eco/Ultra, e ir fazer a mesma com a bexiga cheia.

Entao a abestada aqui bebe um litro e meio de agua antes de sair de casa, dirige atè a casa dos sogros, pega o Tram pra chegar no limite da Terra Ferma, pega um onibus pra chegar na Piazzale Roma, faz 10 minutos a pè para chegar no ponto onde se  pega o Tragheto (barco) para o Hospital, passa 30 minutos em pè no Tragheto e... quando, enfim, chega ao Hospital o que acontece? O de sempre: os enfermeiros estao atrasados ao menos 40 minutos... e eu... bem... eu, definitivamente, tenho que ir ao banheiro. Nao dà mais pra segurar.

Aì minha sogra fala: "Voce nao pode! Na ultima vez que fui fazer a Eco/Ultra eu nao aguentei esperar e esvaziei a bexiga e eles me mandaram de volta pra casa sem fazer o exame!"

Entao eu me sento, - com as pernas devidamente cruzadas -, e fico ali me torturando, imaginando como conseguir abrir as pernas na hora do exame!

Aì o impensàvel acontece: Chega a minha vez e quando estou chegando ao consultorio a enfermeira pergunta:
- Voce tà com a bexiga vazia? (Fala sèrio, minha senhora... caminhando assim eu PAREçO estar com a bexiga vazia??)
- Nao.
- Entao vai ao banheiro, porque para fazer o exame tem que estar com a bexiga vazia!
- Oi?

Fala sèèèèèrio!!! Dà ou nao dà vontade de descer a porrada nesses italianos? PRA QUE escrever no agendamento que precisa ir com a bexiga cheia quando, na verdade, deve ser justamento ao contrario?? Sadismo, sò pode! Esses caras sao um bando de sàdicos... Pra que fazer uma crueldade dessa com as pessoas?? Pra que, meu Deus? PRA QUE??

Bom, mas enfim, resolvido o problema, fiz a Eco/Ultra e fui pra casa... Feliz, porque deu tudo normal. Nao totalmente feliz, porque a Eco/Ultra durou cerca de 40 segundos... e eu duvido que em 40 segundos alguem consiga ver se tem algo de errado.

As dores continuam e eu ainda nao sei porque. Mas vou pegar os exames de sangue semana que vem, aì talvez eu tenha alguma resposta.
................

PS: Sempre reclamei do quanto Venezia era "scomoda". Quando enfim me mudo pra "Terra Ferma", me mandam justamente de volta pra là pra fazer um exame. Sfortunata, io??

By Gisa