quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Curiosidades Italianas (parte 3) - O comercio

Quando voce chega na Italia e descobre como funciona o comercio italiano, voce pensa: "Que porcaria!". Depois, com o tempo, voce se acostuma. Acho que nunca vou achar bom, mas me acostumei.

Me conformei com o comercio italiano quando fiquei sabendo como funciona o da Dinamarca. Um dia, reclamando do comercio italiano com um brasileiro que mora na Dinamarca, ele me disse que là nao existem supermercados. Existem pequenos negocios especializados. Por exemplo: Tem um lugar para comprar comida, um para comprar produtos de limpeza, um para comprar produtos de higiene pessoal (que nao sao as farmacias), um para comprar bebidas, um para comprar cigarros... e ai vai.

Pensem que desespero: Ao inves de usar um dia por mes ou por semana para fazer compras, essa tarefa se divide em milhoes de outras tarefinhas: o dia de comprar comida, o dia de comprar produtos de limpeza, o dia de comprar produtos de higiene pessoal... uma via-sacra!

Agora, sabendo como funciona o comercio dinamarques, o italiano nao parece tao ruim assim. Nao terà nunca a comodidade do comercio brasileiro, mas enfim, nao é o fim do mundo.

Bom, mas deixa de conversa e vamos ao que interessa.


O comercio italiano funciona assim:

Existem hipermercados, geralmente em grandes centros comerciais (o que jà è uma coisa boa), mas geralmente ficam a quilometros e quilometros de distancia das cidades. Entao, no dia-a-dia, o jeito è comprar nos negocios da cidade, mesmo.

O comercio, nas cidades italianas, è  muito especifico. Por exemplo, a padaria sò vende pao. A farmacia sò vende remedio. O posto de gasolina sò vende combustivel... e assim vai.

Entao, se voce quiser levantar domingo de manha e ir comprar pao, queijo e presunto, voce vai precisar ir ao "panificio" (padaria) comprar o pao e depois ir à "Salumeria" comprar o queijo e o presunto.

Se enquanto compra o presunto voce se lembra que precisa de cigarros, voce vai ter que sair da "salumeria" e ir tambem atè a "tabaccheria" - que é o lugar onde se vendem cigarros. Nada de encontrar cigarros em padarias, postos de gasolina, bares... nao, nao, nao.

Se voce tiver sorte, a tabaccheria onde voce for funcionarà tambem como uma "edicola" e assim, em um caso rarissimo, voce podera comprar duas coisas no mesmo lugar: os cigarros e o jornal.

Deu vontade de chupar uma bala? Ha-ha-ha... tà pensando que a tabaccheria tambem vende doces, ne? Huahuahua... Nada disso! Pra comprar chicletes, doces e outras guloseimas voce tem que ir à uma "caramelleria"... ou entrar de bar em bar atè encontrar um que venda doces, jà que quase todos nao vendem.

Eh... a sua manha de domingo viraria uma via-sacra! Viraria, jà que domingo de manha é tudo fechado e voce nao vai poder fazer nada disso! Sim, domingo é TUDO fechado. TUDO: postos de gasolina, padaria, farmacias, shoppings... TUDO. Os shoppings abrem aos domingos somente em dezembro e dois domingos por mes nos meses de julho a agosto.

Entao... eh melhor nao esquecer de comprar nada do que precise no sabado, senao... sò segunda-feira.

E aos domingos se acontente em comer o pao murcho, mesmo! hahaha...

Beijocas!

Caramelleria em Milao

Doces  italianos

Uma Salumeria

Dentro de uma salumeria



Um dos doces mais amados pelas crianças italianas: (eu com uma coisa assim haveria uma infancia traumatica...). Esse è o doce a base de "Liquirizza"

Loira!

 Hahaha.... Quando voltei (loira) do Brasil o Henry quase morreu do coraçao! Mas ficou legal, neam?

ANTES


DEPOIS






By Gisa