28/04/08 - arquivo do blog antigo
Estou participando de um projeto na faculdade que se chama 'Mediação da Informação'. Estou amando! Hoje a discussão foi, falando por alto, sobre como 'decifrar' o que o usuário realmente quer quando chega na biblioteca.
O professor citou vários exemplos reais onde o que o usuário diz que precisa não é o que ele precisa de verdade... e o exemplo que mais gostei foi esse:
"O menino entrou na biblioteca e pediu à bibliotecária um livro que falasse sobre 'jugular', a fim de fazer uma pesquisa escolar. A bibliotecária, atenciosa, pegou um livro sobre anatomia e disse que o que ele procurava estaria ali.
Após meia-hora o menino volta, desanimado, e diz que não encontrou nada sobre a 'jugular' que a professora havia mandado pesquisar.
Então a bibliotecária perguntou se o menino sabia algo sobre essa específica 'jugular'. E o menino respondeu:
- É um 'jugular' que foi presidente do Brasil..."
E ainda dizem que é fácil ser bibliotecário!
PS: As informações que ele queria eram, na verdade, sobre o João Goulart, presidente do Brasil no período de 1961 a 1964...
PS do PS: O professor responsável pelo maravilhoso projeto está aqui: http://www.ofaj.com.br/ (Oswaldo Francisco de Almeida Junior)
Não cai nessa não!!!!
Há um ano
HAHAHAHAH! essa última foi a melhor!
ResponderExcluirpor isso que eu digo que disgrassa pouca é bobagem =p
Quanto ao pequeno post do meu blog, não é nada demais... só gente brigando em festa de formatura, chuva chovendo, sol queimando, chefes brigando, dinheiro faltando, gente escrevendo errado... e assim caminha a humanidade em passos de formiga e sem vontade!
Oie vim retribuir a visita e digo que adorei o blog voltarei mais vezes beijão Dani
ResponderExcluirCoitada da bibliotecária!
ResponderExcluirSofre mesmo!
Eu converso com os bibliotecários da minha escola.
Tiro dúvidas com eles e eles são ótimas pessoas!
Gisaaaa! (me sentindo intima já haha) Estou amando o seu blog e suas historias maravilhosas :)
ResponderExcluirps: você é bibliotecária? hahah