quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Meus vexames da estaçao

Começo de outono (que pra mim jà è inverno) sempre me deixa perdidona porque eu passo o dia inteiro embaixo de um sol de 35°C, durmo sentindo um calor lascado, acordo no dia seguinte e saio pra molhar as flores sò de camisola e tchan-tchan-tchan-tchan: descubro que està fazendo 10°C là fora. E dà-lhe banheiro! Sim, porque o frio italiano possui um dos poderes mais obscuros deste planeta: ele te dà dor de barriga (e digo 'dor de barriga' pra nao entrar nos detalhes da questao).

Ainda nao descobri che cazzo de mecanismo diabòlico faz com que a temperatura caia 25°C em uma ùnica noite, mas o fato è que eu demoro demaaais pra me acostumar. Vou sair de casa pra fazer compras e tchan-tchan-tchan-tchan... olha eu com o vestidinho que usei ontem! E dà-lhe banheiro de novo.

Começo a fazer uma confusao danada, nao sei o que vestir, nem o quanto me vestir. Nao importa como eu me vista, o resultado è sempre o mesmo: ou passo o dia todo indo ao banheiro ou passo o dia todo suando. Nao consigo entender como num dia uso vestido e no outro tenho que usar blusa de la e casacao. E o fato è que eu nunca acerto.

Foi como na primeira vez que saì para jantar fora em uma noite de inverno italiano. Me avisaram: "olha que faz frio là fora!" E se os italianos dizem que faz frio è porque provavelmente faz -20°C e està nevando. Eu nao sabia (que burra) que os restaurantes italianos usavam aquecedores, entao me vesti como o boneco Michelin. Chegando là, todos tiraram seus casacoes e ficaram à vontade com suas camisetas. E eu suando.

"Tira o casaco!", me disseram. Eh, tà bom, 'tira o casaco'. Sò um completo ignorante da cultura brasileira poderia sugerir algo do genero! Enquanto os italianos se vestem super bonitinhos por baixo do casaco (porque sabem que no restaurante terao que tirà-lo), a gente aproveita que tem o casaco pra esconder embaixo dele aquelas blusas feias, surradas, aquelas que a gente jamais ousaria sair de casa com elas. E quando mais perto da pele chegamos, pior fica a situaçao.

Obviamente tirei o casaco, mas suei do mesmo jeito, porque embaixo dele tinha mais umas seis blusas. E como sò a primeira era decente, nao pude tirar as outras. Atè pensei em ir ao banheiro, tirar todas as outras cinco que pareciam terem sido doadas pela Cruz Vermelha e voltar pra mesa sò com a blusa que era decente. Mas onde eu ia por todas as outras cinco? Com certeza eu nao ia pendurar onde todos penduram os casacos, pra todo mundo ver, neam? Entao suei como uma vaca. E è claro que peguei uma gripe lascada porque o suor, saindo do restaurante, congelou.

Essas sao coisas que ninguem te ensina quando voce chega na Italia. Ninguem te diz: "Olha, tà fazendo -20°C là fora, mas no restaurante vai fazer +26°C". Naaaaao. Isso voce vai ter que descobrir sozinho! E da forma mais vergonhosa possivel!

.............................
:) Abraços, crianças! Nenhum PS hoje !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

By Gisa